
Está interessado em adotar um pet? No próximo sábado (15), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental, promoverá uma Feira de Adoção com 75 cães e 2 gatos disponíveis para adoção responsável. O evento será realizado das 10h às 15h30, na Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses, localizada no Setor de Habitações Coletivas Noroeste (SHCNW), próximo ao Hospital da Criança de Brasília.
Os animais disponíveis para adoção estão vacinados, alguns castrados, e foram resgatados de situações precárias por meio de decisão judicial. Eles passaram por exames de saúde, como teste para leishmaniose, e foram imunizados contra a raiva. Além disso, os cães também foram tratados contra parasitas como pulgas e carrapatos, e os gatos passaram por testes para FIV e FeLV, vírus da imunodeficiência e da leucemia felina, respectivamente.
Entre os pets que esperam por um novo lar, estão filhotes e animais adultos, machos e fêmeas, de variados tamanhos e cores. Os filhotes João Arthur, Maria Lili e Ciça estão entre os cães disponíveis para adoção, enquanto os gatos Remo e Rômulo, com apenas 5 meses de idade, também aguardam um lar amoroso.
Exigências para adoção
Para adotar um animal, os interessados devem ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade e assinar o termo de responsabilidade de posse responsável. Além disso, é necessário levar coleira com guia ou caixa de transporte para buscar o pet no dia do evento.
A gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Camila Cibele, destaca que a maioria dos animais foi vítima de maus-tratos e agora busca um novo lar onde possa viver com dignidade. “Queremos que esses animais tenham uma vida digna, fora das baias da Zoonoses. Não são animais para guarda, e é fundamental mantê-los sem acesso à rua para evitar novos abusos”, explicou.
Adoção: um compromisso de amor
A veterinária da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (GVAZ), Aline Zorzan, lembra que adotar um animal é um gesto de amor, mas também implica responsabilidades, como alimentação, cuidados veterinários e bem-estar do pet. “Adotar é assumir o compromisso de cuidar de um ser que vai oferecer amor incondicional em troca de sua dedicação”, afirmou.
Doações também são bem-vindas
O Centro de Zoonoses do DF também está recebendo doações para apoiar os cuidados dos animais resgatados. A população pode contribuir com rações de boa qualidade, cobertores, casinhas e outros itens essenciais para o conforto dos pets. As doações podem ser entregues diretamente na sede do centro, localizada no Noroeste, trecho 2, próximo ao Hospital da Criança de Brasília.
Feira de Adoção
→ Data: Sábado, 15 de março
→ Horário: Das 10h às 15h30
→ Local: Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SES-DF)
→ Endereço: Setor de Habitações Coletivas Noroeste (SHCNW) – Trecho 02 – Lote 4 (Via de acesso ao Hospital da Criança de Brasília)
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Fonte: Agência Brasília
0 Comentários