
O clipe da música "Coração Parou", da dupla brasiliense Margaridas, acaba de ser lançado, e com ele vem uma iniciativa que merece ser destacada: a produção do vídeo foi realizada por estudantes do Centro Educacional 3 de Sobradinho, como parte do projeto MTV nas Escolas. Essa iniciativa, que conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem como objetivo fomentar a educação e a criatividade entre os jovens por meio da produção audiovisual.
Durante duas semanas, 16 alunos selecionados participaram de oficinas no contraturno escolar, onde aprenderam sobre fotografia, filmagem e edição. Sob a orientação do fotógrafo Cadu Andrade, com vasta experiência na produção de videoclipes e eventos como o Rock in Rio, e do videomaker Lourenço Fabrino, conhecido como Luringa, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em um produto final que superou expectativas.
Fábio Barrera, idealizador do MTV nas Escolas, expressou sua satisfação com os resultados: "O saldo foi bastante positivo, o projeto em si superou bastante as expectativas. Os alunos corresponderam super bem, até pela familiaridade com o celular". Essa familiaridade é um trunfo importante, uma vez que muitos jovens já utilizam dispositivos móveis para capturar e editar conteúdos em suas redes sociais.
As irmãs da dupla Margaridas também elogiaram o resultado do clipe, ressaltando que muitos dos participantes nunca haviam manuseado uma câmera antes. Maria Paula Soares, uma das integrantes da dupla, destacou a importância do projeto para a formação dos jovens: “Ter uma referência dentro da escola, no ensino médio, de uma forma totalmente séria como foi feito nesse projeto é muito importante para eles. Mostra que, estudando, a gente consegue ter uma possibilidade de vida com a arte e isso é incrível”. Essa visão é crucial em um cenário onde a arte muitas vezes é vista como uma atividade marginal, quando na verdade pode ser uma carreira viável e gratificante.
Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa, também comentou sobre o impacto do investimento em projetos culturais. Ele destacou que iniciativas como o MTV nas Escolas mostram que “quanto mais investimos na formação cultural da nossa juventude, maior é o retorno para a sociedade como um todo”. Esse retorno se traduz não apenas em produções artísticas de qualidade, mas também no desenvolvimento de habilidades e na construção da autoestima dos jovens.
Camila Modicoviski, professora de Artes do CED 3, relatou como o projeto afetou a percepção dos alunos sobre suas próprias capacidades. "Alguns já eram mais engajados, mas outros tinham uma certa dúvida sobre o próprio potencial. Então, do ponto de vista da autoestima, ver esse trabalho concretizado e o nome deles nos créditos foi muito positivo", disse. O fato de os alunos agora considerarem carreiras no audiovisual é um testemunho do poder transformador da educação e da arte.
Assim, "Coração Parou" não é apenas uma música; é um marco no potencial que projetos como o MTV nas Escolas têm para moldar o futuro de jovens talentos no Brasil. A experiência prática, aliada ao conhecimento teórico, prepara esses estudantes para um mercado cada vez mais competitivo, provando que investimento em cultura é investimento em um futuro mais criativo e inclusivo.
Fonte: Agência Brasília
0 Comentários