
Alunos do 4º ano da EC 03 do Paranoá transformam a sala de aula em redação com o jornal Escola em Ação, aprendendo jornalismo com oficinas, entrevistas e criatividade.
Na Escola Classe (EC) 03 do Paranoá, a curiosidade dos alunos do 4º ano ganha vida no projeto Escola em Ação, um jornal escolar que mergulha as crianças no universo do jornalismo. A iniciativa transforma a sala de aula em uma redação de imprensa, onde os estudantes exploram pesquisa, redação, edição e trabalho em equipe, atuando como verdadeiros repórteres mirins com autonomia e criatividade.
“Nosso objetivo é que eles desenvolvam senso crítico, autoestima e percebam que suas vozes importam”, explica Michel Severino, coordenador pedagógico e idealizador do projeto.
Vivência jornalística
Por meio de oficinas práticas, os alunos aprendem sobre gêneros jornalísticos, cobrem eventos escolares e produzem conteúdo para redes sociais. Eles entrevistam, escrevem, filmam e fotografam, vivenciando cada etapa do processo jornalístico. O projeto inclui a produção de edições impressas e a criação de uma mascote pelos próprios estudantes, além de cobertura de eventos como a festa junina e o projeto LiterArte.
Na semana passada, os alunos participaram de uma oficina com os jornalistas Andressa Rios e Ícaro Henrique, assessores de imprensa da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Andressa, com experiência em televisão, destacou a importância da comunicação: “É gratificante mostrar às crianças as possibilidades do jornalismo e ajudá-las na produção do jornal. Habilidades como escrita e domínio de idiomas abrem portas na profissão.”
Ícaro, que trabalhou em rádio e jornal impresso, conectou-se com os alunos ao compartilhar sua trajetória: “Minha paixão pelo jornalismo começou na infância, questionando tudo. Falar sobre a magia do rádio e os desafios do impresso com eles foi incrível.”
Protagonismo e impacto
O Escola em Ação vai além de ensinar jornalismo: estimula o protagonismo estudantil, fortalecendo a autoestima e o senso crítico. “Mais do que aprender sobre jornais, eles se tornam protagonistas de suas histórias”, afirma Severino. A iniciativa também abre espaço para voluntários com experiência em comunicação, que compartilham conhecimentos em oficinas, enriquecendo a formação dos alunos.
O projeto reforça o compromisso da escola com uma educação que alia criatividade e cidadania, mostrando que o jornalismo pode ser uma ferramenta poderosa para dar voz às crianças e transformar a comunidade escolar.
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Fonte: Agência Brasília
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