
A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) iniciou mais uma edição de matrículas para modalidades esportivas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) do DF. Ao todo, estão sendo oferecidas 13.672 vagas, destinadas a diversas atividades físicas, com o objetivo de promover o acesso ao esporte para a população, incluindo prioritariamente pessoas com deficiência, estudantes da rede pública e famílias de baixa renda.
As pré-inscrições ocorrem de 24 de março a 20 de junho, e os interessados poderão se candidatar a até duas modalidades esportivas, sendo vedada a inscrição simultânea em duas modalidades aquáticas, como natação e hidroginástica.
Inscrições e Seleção
As inscrições serão realizadas de forma eletrônica, através do Sistema dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (Siscop), disponível neste link. Para aqueles que não tiverem acesso à internet ou encontrarem dificuldades com a plataforma, será possível realizar a inscrição presencialmente em qualquer um dos COPs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O processo de seleção levará em consideração a pontuação do candidato, priorizando estudantes da rede pública, famílias de baixa renda e pessoas com deficiência. O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, destacou o compromisso com a inclusão: “Nosso objetivo é garantir que as pessoas com deficiência, famílias de baixa renda e estudantes da rede pública sejam priorizados no processo de matrícula, ampliando as oportunidades de participação nas atividades esportivas dos COPs”.
Grupos Prioritários
Alguns grupos terão atendimento prioritário para a realização de pré-inscrições, como:
- Pessoas com deficiência, incluindo indivíduos com transtorno do espectro autista;
- Idosos;
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas pertencentes a famílias de baixa renda;
- Estudantes da rede pública.
Critérios de Seleção
As vagas serão distribuídas de acordo com os seguintes critérios:
- Estudantes da rede pública de ensino do DF;
- Pessoas pertencentes a famílias de baixa renda (renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou integrantes de programas sociais, como o CadÚnico e Bolsa Família);
- Pessoas com deficiência, idosos e outros grupos vulneráveis.
Candidatos não selecionados para sua primeira opção de modalidade poderão ser realocados para a segunda escolha durante a inscrição. Em caso de empate na pontuação, o critério de desempate será a idade mais avançada do candidato.
Matrícula e Lista de Espera
Após a seleção, os candidatos aprovados receberão um e-mail com as instruções sobre a documentação necessária para a matrícula. Aqueles que não forem selecionados poderão ser colocados na lista de espera e convocados posteriormente, caso surjam novas vagas.
Mais Informações
As pré-inscrições estarão abertas até o dia 20 de junho. Para mais detalhes sobre o edital, cronograma e modalidades oferecidas, consulte o site da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF).
Fonte: Agência Brasília
0 Comentários