Recentes

6/recent/ticker-posts

Ribeirão Preto Rumo à Transformação em Smart City com Sistema Inteligente de Transporte

Ribeirão Preto Rumo à Transformação em Smart City com Sistema Inteligente de Transporte

Ribeirão Preto, localizada no nordeste do estado de São Paulo e com uma população de cerca de 720 mil habitantes, está se transformando em uma Smart City graças à implantação de um sistema de transporte inteligente da empresa austríaca Kapsch TrafficCom.

A nova tecnologia implementada na cidade integra o controle de semáforos, painéis de mensagens variáveis e monitoramento de tráfego e infrações por meio de uma rede avançada de hardware e software. O projeto inclui a instalação de 150 câmeras e a modernização de 200 cruzamentos com semáforos inteligentes nas principais rotas de transporte público da cidade.

Segundo a Kapsch TrafficCom, o sistema adapta-se dinamicamente às condições de tráfego, otimizando o fluxo de veículos e melhorando a eficiência das redes de transporte público.

"Centros urbanos equipados com sistemas de monitoramento de alta tecnologia representam a próxima fronteira na gestão de cidades", afirmou David Niño, gerente de engenharia de sistemas da Kapsch TrafficCom. "Nossa tecnologia permite que os gestores urbanos identifiquem e resolvam pontos críticos por meio de uma rede abrangente de câmeras."

A integração da rede de câmeras oferece às autoridades maior capacidade de monitorar pontos estratégicos e identificar possíveis infrações de trânsito. Os sistemas de protocolo aberto da empresa são projetados para integração completa, facilitando a gestão abrangente da mobilidade urbana.

As soluções de ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) da Kapsch estão em operação em 10 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, melhorando o desempenho de rodovias, túneis e sistemas de pedágio.

Com sede em Viena, a Kapsch TrafficCom possui subsidiárias e filiais em mais de 25 países e é listada no segmento Prime Market da Bolsa de Valores de Viena. No ano fiscal de 2023-24, a empresa gerou uma receita de €539 milhões com aproximadamente 4.000 funcionários.

Ribeirão Preto dá um passo significativo para modernizar sua infraestrutura e oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus moradores, tornando-se referência no uso de tecnologia para a gestão urbana.

Postar um comentário

0 Comentários