Armênia X Azerbaijão: Confronto distante, mas nem tanto


Após novos confrontos entra forças da Armênia e do Azerbaijão neste domingo, 27 de setembro, os dois países declararam lei marcial, o que na verdade é uma preparação da população para uma possível guerra.

Esta é uma disputa antiga, que na prática é mais uma guerra entre religiões, cristãos (Armênia) de um lado e islâmicos (Azerbaijão) do outro. Este confronto foi parcialmente contido pela União Soviética, quando esta anexou os dois países ao seu território.

No centro disputa está a autodeclarada República de Nargono-Karabakh. Em 2019 esta tensão já respingou no Brasil, quando dois municípios paulista se declararam cidades-irmãs de cidades em Nargono-Karabakh e mencionaram o nome do território como se fosse independente, o que levou o governo do Azerbaijão pedir explicações ao Brasil. Com isso as cidades de Mairiporã e Pilar do Sul revogaram as leis que determinavam o irmanamento.

Em um mundo globalizado, os confrontos que parecem se localizar a milhares de quilômetros, podem estar no nosso quintal.


0 comentários :